fbpx

É de costume falarmos neste blog sobre transformação digital e mudanças que a tecnologia nos proporcionou. Em resumo, o setor logístico está cada vez utilizando soluções inovadoras para melhorar o transporte.

Justamente por isso, a competitividade da área não foi deixada de lado. Em outras palavras, é necessário aplicar essa soluções para otimizar processos e melhorar o desempenho.

Muitos são os benefícios que elas podem trazer para as empresas logísticas, desde maior controle das frotas, rotas desenvolvidas com mais precisão, redução de custos e evolução nas entregas.

Por meio das inovações tecnológicas que vamos citar em seguida, empresas tem se tornado referência e expandindo os seus negócios.

Continue lendo para entender quais são as opções de soluções inovadoras, como aplicá-las e os principais pontos positivos. Boa leitura!

 

 

Automação com soluções inovadoras

Como dito anteriormente, a logística está cheia de ferramentas inteligentes voltadas para a automatização, isso torna os processos mais rápidos e aumenta a eficiência e produtividade. Quem trabalha no setor pode ter a ajuda destes softwares para otimizar sua rotina.

A automação logística melhora também a imagem da empresa. Os consumidores percebem quando as entregas são feitas com eficiência e agilidade.

 

 

Rastreamento de cargas

Um dos primeiros benefícios é o rastreamento de cargas em tempo real. Assim, é mais fácil fornecer ao cliente informações assertivas sobre qual etapa de entrega está o produto. Além de estimar melhor quando ele irá chegar ao destinatário.

 

 

Controle de estoque

Ter um estoque organizado e controlado é o sonho de muitos gestores. Nesse sentido, é uma necessidade ter controle dos produtos que entram e saem. Há muitos softwares que ajudam também nesta etapa.

 

 

Melhor comunicação

A comunicação entre a torre de controle e motoristas pode ser feita por meio de ferramentas destinadas especificamente à isso. Assim, a comunicação fica mais controlada, ágil e direta.

 

 

Rotas assertivas

Um cálculo de rotas feito sob medida ajuda a cortar vários gastos desnecessários, melhora a imagem da empresa por conta das entregas mais rápidas e proporciona uma boa experiência ao cliente final.

 

 

Last Mile

O last mile, também conhecido como entregas de última milha, se torna extremamente eficiente com a aplicação de soluções inovadoras. Os softwares permitem entregas mais rápidas, traçado as rotas com precisão.

 

 

Soluções inovadoras mais conhecidas

Há alguns tipos de sistemas que são conhecidos e muito aplicados na parte logística das empresas. Entenda mais sobre eles com estes três exemplos:

 

ERP

Primeiramente, a ferramenta ERP é voltada para a gestão de empresas no geral, não especificamente para a logística. Todavia, ela auxilia na integração de setores diferentes. Por isso, ajuda a ter uma comunicação e gestão fiscal mais clara.

 

TMS

O Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transportes, é um tipo de software que atua na gestão logística. Ou seja, no controle de frota e custos, por exemplo.

 

EDI

O EDI, que vem do inglês “Eletronic Data Interchange”, é uma tecnologia que busca padronizar a comunicação entre sistemas diferentes e otimizá-la.

Além disso, o sistema promove integração de dados de forma mais segura e redução do trabalho manual. E também enviar e emitir documentos fiscais de transporte.




Em resumo, há diversas soluções inovadoras no setor de logística esperando que os gestores as conheçam. Ou seja, um dos principais benefícios é a automatização dos processos. Além disso, ajuda na emissão de documentos fiscais de transporte e na maior precisão de rotas.

Por fim, uma das verticais principais da Online Applications é a Fábrica de Softwares, que visa o desenvolvimento de soluções ideais para cada tipo de negócio, atuando diretamente na dor e garantindo mais sucesso.

Para saber mais sobre todos os benefícios que podemos gerar ao seu negócio e entender como essas soluções inovadoras voltadas para a logística podem otimizar seus processos, visite nosso site.


Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *