fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
5 dicas para quem quer entrar na carreira de programação!

A tecnologia transformou nossas vidas, não podemos negar. Com a sua evolução muitas novas profissões foram criadas. A carreira de programação, por exemplo, é uma das mais procuradas nos dias atuais.


Recentemente, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) divulgou dados interessantes sobre esta carreira.


De acordo com a pesquisa, o Brasil deve ter quase 673,5 mil novas vagas de 2022 até 2025. Entretanto, o órgão também indicou que as empresas ainda têm dificuldade para preenchê-las pela falta de funcionários qualificados.


De fato, a carreira de programação é uma das mais promissoras atualmente. A partir do início da pandemia de covid-19, muitas empresas ao redor do mundo precisaram se adequar ao mundo digital. O que trouxe novas perspectivas para o mercado.


Por conta do boom de oportunidades na área, muitas pessoas passaram a se perguntar como faz para trabalhar no mercado de tecnologia. Esta é uma opção de carreira para quem gosta de inovações e de computadores.


A programação possui várias áreas de estudo e também de atuação. Neste artigo vamos falar sobre esta carreira e trazer dicas para quem iniciar nela! Veja só:


Por onde começar a carreira de programação?


Saber por onde começar é essencial para construir uma boa carreira, não importa em qual área seja.


Primeiramente, é comum iniciar pela lógica de programação. Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre ela, mas é muito comum no meio de tecnologia. Assim como algoritmos.


Podemos resumir a lógica de programação como um conjunto de regras que precisam ser aplicadas para a criação de códigos, que posteriormente serão executados por um computador. Ela irá te ajudar a aguçar seu raciocínio lógico, obviamente.


Quais áreas existem?


A área de tecnologia possui diversas ramificações. Quem está buscando começar na carreira deve escolher a qual irá ingressar.


Vamos resumir algumas delas para você conhecer: a programação web, programação desktop, programação para mobile, análise de dados, etc.


Quais linguagens eu devo estudar?


Para começar na carreira de programação é necessário escolher uma linguagem de programação e estudar muito. Se engana quem acha que não precisa estudo recorrente para permanecer na área.


A área de tecnologia muda a cada dia, e o profissional precisa estar atento a todas essas mudanças para permanecer no mercado. A atualização frequente é essencial.


Em resumo, existem diversas linguagens de programação. As mais recorrentes no mercado são o JavaScript, que mais cresceu nos últimos anos, Python e Java.


Precisa de muita matemática?


Se você odeia matemática, talvez seja complicado entrar na área de programação. Mas, não precisa saber tanta matemática. O mais importante é a lógica, como dito antes.


Como encontrar o primeiro emprego?


Como dito antes, a área de tecnologia possui muitas vagas abertas atualmente. E há a falta de profissionais no mercado.


Para encontrar um primeiro emprego, o profissional deve utilizar a internet ao seu favor: buscando vagas, empresas que sempre tem oportunidades abertas, utilizar corretamente o LinkedIn, construir um bom currículo e portfólio.


Inclusive, aqui na Online Applications sempre temos vagas abertas para quem busca começar a carreira e ama tecnologia. Sempre compartilhamos as oportunidades abertas em nossas redes sociais, além de sempre estarem em nosso site. Fique atento para não perder!


Em conclusão, a carreira de programação é uma das mais buscadas atualmente, tanto por futuros profissionais quanto por empresas. Além disso, o alto número de vagas só demonstra o boom no setor.


Neste artigo trouxemos algumas dicas para quem quer começar na carreira de programação, mas não sabe como. Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *