fbpx
Desmistificando o armazenamento em nuvem em 5 etapas

Talvez você não confie tanto no armazenamento em nuvem, mas se grandes empresas como Netflix e Google o fazem, por que ficar para trás?


Obviamente, várias dúvidas são criadas quando um novo tipo de tecnologia é lançado, é natural. Por isso é importante sempre pesquisar antes de adotar novidades no seu dia a dia.


O armazenamento em nuvem vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, e já se tornou parte da rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo. Muitos são os benefícios de aplicar a tecnologia em empresas também, para otimizar processos e elevar a praticidade.


Escrevemos este artigo com o intuito de desvendar os mitos sobre a nuvem! Confira os principais questionamentos abaixo:


  1. Não há segurança


É, com certeza este é o maior medo das pessoas.


Só pensar em perder ou ter seus dados clonados é assustador, não é mesmo? Esse grande mal-entendido é comum de ser imaginado por nós mas, na verdade isto é apenas um mito.


Cada vez mais esse tipo de tecnologia é melhorado e a chance de algo ruim acontecer é extremamente baixa. Serviços de armazenamento são seguros e não tem a intenção de ler seus arquivos.


A nuvem não é menos segura, fique tranquilo que ninguém está vasculhando seus dados enquanto você não percebe.


  1. A nuvem é muito recente


Bom, esta afirmação é verdadeira em partes.


O conceito de nuvem é antigo, foi pensado na década de 1960, porém só começou a ter trabalhado em 1997. Por mais que ainda pareça uma tecnologia jovem, o cloud computing tem inovações constantes e tende a ser uma das tecnologias mais importantes já desenvolvidas.


Não tem como negar o fato de que grandes empresas passaram a utilizar esse recurso.


  1. A migração é complexa


Normalmente este processo tende a ser bem simples.


Os sistemas são intuitivos e não complexos. Porém, é interessante separar tempo e ser cuidadoso para que não seja um processo ineficiente e não obtenha sucesso.


  1. Os custos são altos


Se você ainda não pesquisou os valores, saiba que eles são abaixo do esperado.


Além disso, não é uma tecnologia imutável, ou seja, é possível escolher qual é a capacidade que pretende utilizar e posteriormente incluir mais memória, sem grandes diferenças de valor. Por isso é também uma forma de obter mais economia.


  1. Serve apenas para grandes empresas


Só de ler, já dá para desclassificar a frase, não é mesmo? Nada impede que pequenas e médias empresas utilizem a tecnologia da nuvem.


Muito pelo contrário, implantar novas tecnologias é muito importante na atualidade. Inúmeros são os benefícios dela que certamente irão ajudar a sua empresa a crescer. A nuvem pode ser uma grande aliada para o seu negócio!


Além de apenas citar os mitos, vou listar também as vantagens do cloud computing:

  • Aumento da produtividade;

  • É uma tecnologia sustentável;
  • Praticidade, é possível acessar de qualquer lugar do mundo;
  • Risco baixo de perda de dados;
  • Monitoramento e maior controle de dados.

 

Aliás, você já conhece o Smart Online?


A plataforma idealizada pela Online Applications foi criada anteriormente com a função apenas de armazenamento do xml em nuvem e de monitoramento das notas fiscais.


Atualmente a plataforma foi atualizada e muitas outras funções foram adicionadas. Se interessou? Acesse o nosso site para mais informações sobre a plataforma e todas as suas funcionalidades.


E então, depois de ler este artigo, você ainda tem alguma dúvida sobre as utilidades do armazenamento em nuvem? Este recurso já está presente no dia a dia de milhares de pessoas ao redor do mundo, e conquistando cada vez mais público por conta da praticidade que oferece. Para mais artigos sobre tecnologia, continue acessando o blog da Online Applications! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *