fbpx
Bullseye Framework

Atualmente já existem diversas metodologias que buscam ajudar no desenvolvimento de empresas e também de startups. Um exemplo são as metodologias agile e a OKR. Da mesma forma nasceu o Bullseye Framework, para auxiliar no crescimento de diversos negócios.

 

Resumidamente, o Bullseye Framework é uma metodologia que ajuda a definir quais serão os canais usados para conquistar clientes em uma startup. Ele foi criado por Gabriel Weinberg e Justin Mares, que escreveram um livro chamado Tração que apresenta o método.

 

No livro são apresentados 19 opções de canais que uma startup pode utilizar para conseguir fazer a aquisição de clientes.

 

Antes de tudo, vamos te ensinar quais são os os 19 canais e seus benefícios. Além disso, vamos também te explicar mais a fundo o significado de Bullseye Framework e como fazer para escolher os melhores canais para uma startup.

 

Como o Bullseye Framework ajuda no crescimento?

 

Primeiramente vamos traduzir a palavra Bullseye. Do inglês ela quer dizer “no olho do touro”. Ou seja, é bem parecida com a espressão em português de “acertar na mosca”.

 

Por isso o nome faz todo sentido, já que a metodologia busca justamente acertar o canal de aquisição de clientes. Isso faz com que a startup consiga aumentar a sua base de clientes consideravelmente.

 

O Bullseye Framework foi criado para ser aplicado em startups. Apesar disso, todas as empresas regulares podem fazer a utilização da metodologia. Afinal, utilizar canais para fazer a aquisição de clientes é essencial para todas elas.

 

Quais são os canais?

 

Como dito anteriormente, são 19 canais possíveis para conquistar cliente. Fizemos uma lista de todos eles com uma breve explicação de como cada um funciona. Veja abaixo:

 

  1. Assessoria de impresa: Investimento para a criação de releases e materiais de comunicação para tentar aparecer na mídia tradicional (TV, jornais, revistas);
  2. Apresentações: Conseguir a oportunidade de falar em palestras ou apresentações sobre o seu negócio;
  3. Afiliados: Promover programa de indicações para recebimento de comissões;
  4. Blog: Criar conteúdos de divulgação sobre a empresa e assuntos relacionados;
  5. Comunidade: Alimentar grupos de pessoas que tem interesse no setor da sua empresa;
  6. Co-marketing: Parceria com outras empresas do setor para produção de materias interessantes para clientes;
  7. Eventos: Investir na promoção de palestras, conferências e outros;
  8. E-mail marketing: Construção de newsletters com conteúdos que chamam atenção do possível cliente;
  9. Jogadas publicitárias: Desenvolver ações para aparecer na mídia;
  10. SEO: Otimizar sites para ranquear melhor nos mecanismos de busca;
  11. SEM: Compra de anúncios para se destacar nos mecanismos de busca;
  12. Publicidade online: Fazer a compra de anúncios em redes sociais ou em sites;
  13. Publicidade tradicional: Investir na publicidade offline como outdoors, comerciais;
  14. Plataformas (redes sociais): Investimento na presença digital em redes já existentes;
  15. Marketing de conteúdo: Produção de conteúdo interessante para conseguir leads;
  16. Marketing viral: Desenvolver conteúdos especialmente para o compartilhamento;
  17. Engenharia: Foco na experiência do usuário;
  18. Vendas: Gerar leads tradicionalmente;
  19. Trade shows: Participação em eventos do setor para fazer a divulgação de produtos.

 

Como descobrir o canal ideal?

 

O Bullseye Framework busca ajudar na escolha do melhor canal entre as 19 opções, para que a empresa decida quais são os três mais promissores e com maior potencial.

 

Primeiramente, é preciso elencar todos os canais citados anteriormente e pensar em pontos fortes e fracos de cada um. Assim, você irá conseguir destacar quais são os que podem oferecer mais oportunidades.

 

Logo depois, com muita pesquisa sobre eles, ranqueie do melhor ao pior. Pense sempre no melhor custo benefício. Após isso, você terá quais são as melhores opções de canais. Mesmo assim, para finalizar, é preciso testar para ver se os canais realmente podem oferecer o melhor para a startup.

 

 

Em conclusão, o Bullseye Framework é uma metodologia que busca acertar na escolha do melhor canal de aquisição de clientes. Fazendo com que a startup consiga aumentar a sua base de clientes. São 19 canais possíveis para a escolha, que precisa ser feita cuidadosamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *