fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Prova de Conceito (POC): aprenda a identificar falhas em uma startup

Identificar falhas em processos pode ser uma tarefa difícil. Realizar a Prova de Conceito, também conhecida como POC, é uma das formas de conseguir facilitar essa identificação.


Afinal, é melhor descobrir problemas em uma aplicação o quanto antes, para corrigí-los e não desperdiçar recursos.


Infelizmente, muitas empresas acabam não realizando testagens em seus produtos, e o resultado pode ser muito negativo. Ou seja, a melhor maneira de evitar problemas é os encontrando.


Neste artigo vamos explicar melhor o que é Prova de Conceito, como ela pode ser aplicada, e as suas diferenças com o MVP. Boa leitura!


Prova de Conceito: a origem do tema


O termo Proof of Concept (em inglês) ou simplesmente PoC, surgiu como instrumento que busca testar determinada aplicação antes de investir nela por completo.


Ou seja, o objetivo é, justamente, fazer testes. O termo passou a ser mais usado a partir dos anos 2000 e do avanço das tecnologias.


Muitas startups procuram fazer uma série de testes com o propósito de identificar a viabilidade de uma aplicação.


Dessa forma, os ajustes já são realizados no início, o que traz maior segurança para a empresa. Ou seja, quantos mais riscos forem identificados na primeira fase, melhor.


Como você já deve ter percebido, muitos são os benefícios de aplicar a Prova de Conceito em uma empresa. Preparamos uma lista com alguns outros pontos positivos para mostrar como ele é importante:


  • Ajuda na diminuição de custos: pode parecer genérico falar sobre redução de custos, mas ao aplicar o POC e identificar falhas, é possível. É necessário detectar erros o quanto antes.
  • Clientes mais satisfeitos: com toda certeza, a POC ajuda a melhorar a satisfação dos consumidores. Até porque ele será ouvido pela empresa e poderá trazer feedbacks.
  • Motivação dos colaboradores: os profissionais passam a se sentirem motivados a alavancar suas carreiras.


Como organizar uma Prova de Conceito?


Em primeiro lugar, a empresa precisa estabelecer quais são os seus objetivos relacionados ao desenvolvimento de determinada aplicação ou projeto. Após identificar o que será testado, é preciso definir métricas para avaliá-los.


Engajar os colaboradores é um ponto-chave no processo. É necessário ouvir suas opiniões e buscar entender seus pontos de vistas. A equipe pode ser dividida em várias funções para iniciar os testes.


Analisar os resultados também é extremamente importante. Com as métricas estipuladas anteriormente, cabe a equipe determinar se a aplicação ou projeto irá atender as necessidades de seus clientes. Ou quais ajustes precisam serem feitos.


PoC ou MVP?


Antes de tudo, você sabe o que é MVP?


O Minimun Viable Product, ou como chamamos, MVP, é uma simulação da aderência do mercado ao seu produto ou ideia. Isso significa que este método auxilia na pesquisa de público, para descobrir se terá clientes em potencial.


De fato, o MVP pode parecer semelhante ao POC, mas são diferentes.


O POC normalmente é utilizado no processo de desenvolvimento de software, para verificar se ele é viável ou não


Em contrapartida, o MVP busca testar a eficiência de um produto no mercado.

PoC é muito utilizado quando se desenvolve um software. Cabe à prova de conceito verificar se e é viável ou não.


Aliás, temos um artigo completo sobre o MVP! Lá você aprende mais sobre o tema e como aplicá-lo na sua empresa.


Leia mais: Você sabe o que é MVP? Aprenda como aplicá-lo na sua startup!


Por fim, tenho dois convite para você!


O primeiro é sobre este blog! Aqui no blog da Online Applications, você encontra diversos artigos sobre empreendedorismo, mundo fiscal e logístico, e também sobre startups. Fique de olho para aprender sobre assuntos do seu interesse!


E além do blog, temos também uma página de Materiais Gratuitos! Ela está repleta de materiais desenvolvidos para te manter atualizado. Acesse!


Espero que você tenha entendido o que é Prova de Conceito, e que ela possa ajudar a sua empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *