fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Como ter uma contabilidade consultiva?

Até pouco tempo, acreditava-se que a contabilidade era ideal apenas para lidar com números, métodos contábeis e planilhas financeiras. Porém, com a popularização da contabilidade consultiva viu-se uma nova oportunidade.

 

A boa notícia é que sem nem perceber, você provavelmente já atua ou atuou fornecendo consultoria, e agora é a hora de conhecer o caminho ideal e percorrer o restante, afim de entregar mais valor aos seus clientes.

 

Portanto, neste artigo daremos todos os detalhes sobre esse modelo contábil e os motivos pelos quais você deve se adaptar. Continue lendo!

 

O  que  é  contabilidade consultiva? 

Em primeiro lugar, diferente da contabilidade convencional, a consultiva utiliza de uma abordagem que busca fornecer valor agregado. Para resumir, ela ajuda os clientes a traduzir dados contábeis e transformá-los em decisões comerciais lucrativas.

 

Logo, um contador consultivo deve estar focado em auxiliar para que o negócio consiga atingir suas metas de curto e longo prazo, ou seja, bem diferente das atividades habituais. Algumas das suas responsabilidades são:

 

  • Preparar demonstrações financeiras;
  • Analisar dados financeiros e aconselhar sobre questões de conformidade regulatória;
  • Manter os líderes atualizados sobre as mudanças nas leis tributárias e nos requisitos de relatórios financeiros;
  • Auxiliar na solução de problemas financeiros;
  • Entre outros.

Por que optar por esse modelo de contabilidade? 

Em primeiro lugar, estar atualizado em relação as exigências do mercado é um grande diferencial competitivo, da mesma forma, ao oferecer consultoria e ainda ter um software para auxiliar nas outras atividades rotineiras, aumenta sua gama de serviços e o lucro da sua contabilidade. Além disso, temos também três pontos principais:

 
Aprimoramento das habilidades

Quando você assume um trabalho de consultoria, acima de tudo, ganha mais experiência e pode aprimorar e/ou adquirir novas habilidades, além de experimentar seu trabalho em diferentes setores, afinal você terá mais contato com sua carteira de clientes que atua em áreas diversificadas.

 

Mais contato com a tecnologia

É comum que alguns contadores ainda sejam resistentes a implantar tecnologia em seus escritórios, mas ao prestar consultoria inevitavelmente você terá contato com diferentes softwares para gestão fiscal e financeira. Isso sem falar na grande demanda do mercado por contadores experientes em tecnologia, e pensando nisso, esse contato te tornará um candidato em potencial para muitas oportunidades.

 

Incentivo para outras mudanças

Um profissional que se adapta e é capaz de oferecer diferentes serviços, hoje em dia vale ouro. Logo, começar com uma pequena mudança oferecendo seus serviços de consultoria pode ser o pontapé inicial para outras que darão ainda mais frutos.

É indispensável conhecer as oportunidades, adquirir experiência e avaliar a receptividade do mercado. Saia da contabilidade convencional, e conheça novas oportunidades comerciais.

 

Como implantar 

A maneira como a consultoria contábil é feita varia de cliente para cliente e de cada projeto. No entanto, existem algumas atividades que podem ser adotadas na maioria dos casos. Portanto, para iniciar uma contabilidade consultiva, considere essas dicas:

  • Determine quais atividades serão oferecidas em suas consultorias;
  • Liste quais são suas habilidades e áreas de especialização, isso ajudará a escolher as atividades;
  • Identifique se há lacunas em suas habilidades ou algum conhecimento que você deseja adquirir para ampliar sua base. E claro, vá em busca disso;
  • Organize toda a sua rotina, para que de fato você tenha tempo para atender suas demandas, sejam elas  da contabilidade convencional ou da consultiva;
  • Mapeie seus objetivos de negócio para a consultoria.

Não abandone o convencional! 

Em conclusão, para ter uma contabilidade consultiva, você não precisa abrir mão da convencional e das atividades que realiza normalmente.  É comum pensar que são muitas atribuições para pouco tempo, mas o Smart Online pode ser seu grande aliado.

 

Com nossa solução para gerenciamento, suas atividades de rotina são automatizadas e estão em boas mãos. Enquanto você estreita o relacionamento com seus clientes, tudo continua acontecendo. Pare de perder negócios por falta de tempo, automatize suas tarefas e esteja conectado com o futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *