fbpx
O que é uma carteira de investimentos e como montar uma?

O termo carteira de investimentos é muito utilizado no mercado financeiro, e talvez você já deve ter se deparado com ele algumas vezes antes. Se você pensa em mudar os seus investimentos e ter mais maturidade no mercado financeiro, este conceito pode te ajudar.


As carteiras de investimentos são utilizadas para encontrar o equilíbrio entre boas oportunidades e proteção contra riscos que eventualmente possam acontecer.


De modo geral, a carteira de investimentos trata-se de um conjunto de investimentos que você possui. Mas para montar uma é preciso conhecimento e pesquisa.


Atualmente, existem diversas opções de aplicações que podem ser feitas, em diversas modalidades. Isso depende do tipo do investidor e onde ele deseja aplicar dinheiro.


O Brasil vem atraindo mais investimentos internacionais após o ápice da pandemia do coronavírus em 2020. De acordo com o levantamento da  Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), o país subiu para 7º lugar no ranking dos países que mais atraíram investimento estrangeiro em 2021.


Ou seja, o investimento no Brasil passou de US$ 28 bilhões em 2020 para US$ 58 bilhões no ano seguinte. Assim, apresentou um crescimento de 133%.


Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre a carteira de investimentos, como ela funciona e como aplicá-la! Vamos lá!


 O que é uma carteira de investimentos?


Como dito anteriormente, uma carteira de investimentos nada mais é do que um conjunto de aplicações, feitos em pessoas físicas ou jurídicas. É a junção de todos os investimentos financeiros que você aplicou o seu dinheiro para ter lucros no futuro.


Para que os seus objetivos financeiros se realizem, os seus investimentos precisam estar bem organizados para garantir o retorno esperado. Infelizmente, poucos tipos de investimentos são 100% seguros. Guardar dinheiro na poupança é um deles, mas os lucros não são tão altos.


Por isso fazer o gerenciamento de risco das suas aplicações é tão importante para proteger o seu capital.


Com planejamento e estudo, o investidor passa a ver com mais clareza quais são as suas oportunidades e retornos financeiros previstos. Isso tora a sua certeira de investimentos mais segura.


Leia também: Como preparar sua empresa para inovações: confira dicas essenciais!


Como montar uma?


Para montar uma carteira de investimentos é preciso levar em conta diversos fatores pessoais, principalmente a visão do investidor.


É preciso descobrir quais serão os critérios de escolha que refletem a opinião dele.

Primeiro, é necessário descobrir qual é o seu perfil de investidor e onde deseja aplicar dinheiro. Se são em investimentos mais seguros ou nos que possam haver variações.


Após isso, é necessário estudar o tempo do seu investimento, o prazo que o seu dinheiro ficará investido.


Depois, escolha o tipo de aplicação que deseja (sejam ações, títulos…). Quando mais claro estas informações tiverem, mais fácil você terá uma visualização completa do seu negócio e de toda sua carteira de investimentos.

 

Em resumo, carteiras de investimentos são um conjunto de aplicações que você possui. Com ela, você consegue ter uma visualização completa dos seus investimentos, sabendo qual o prazo que ficarão investidos, e quais são os tipos que você tem.


Para mais artigos sobre o mundo fiscal e contábil, acesse o blog da Online Applications! Publicamos semanalmente diversos textos informativos sobre estes temas.


Além dos artigos, oferecemos uma série de materiais como e-books, webinars, episódios do OnlineCast e muito mais. Para acessar os conteúdos gratuitos, clique aqui!


Deixe nos comentários o que você entendeu sobre carteira de investimentos! Espero que tenha gostado do artigo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *