fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Como melhorar meu processo de compras? Veja dicas para otimizá-lo!

Seja qual for o setor, todas as empresas precisam comprar determinados produtos ou pagar por serviços. Por isso, é extremamente importante otimizar o processo de compras, para que ele seja realizado da melhor forma possível, evitando problemas.


Em resumo, o processo de compras de uma empresa envolve uma série de etapas. Entre elas está a seleção de produtos, ou serviços, e a negociação com fornecedores.


Ou seja, as empresas, diferente do processo de compra de consumidores, possuem uma forma diferente de comprar. Portanto, para utilizarem o dinheiro do caixa, é preciso de planejamento e seguir uma série de etapas. Neste artigo, vamos te ajudar a otimizar este processo. Continue lendo!


Por que melhorar o processo de compras?


Como dito antes, o processo de compras envolve uma série de atividades: desde a seleção de produtos, escolha de fornecedores, realizar a compra, monitorar as entregas…


Ou seja, são várias atividades interligadas, o que nos mostra a importância de um bom gerenciamento. Afinal, por estarem conectas, impactam a empresa de modo geral. Refletem no caixa, no estoque, e também nas vendas.


Otimizando o processo de compras


Há alguns pontos que devem ser levados em conta para evitar erros no processo de compra, e também erros fiscais.


  1. Entender o consumo interno

Um das etapas mais importantes que ajudam a otimizar o processo é conhecer, de fato, qual é o consumo interno da empresa. Ou seja, descobrir quais são os custos necessários, para entender quanto comprar, e o que comprar.


Cada departamento tem as suas necessidades específicas. Por isso, coletar essas informações é tão importante.


  1. Realizar um planejamento financeiro

Depois de entender qual é a necessidade real do consumo interno, fica mais simples para compreender se há caixa suficiente para essas compras.


A falta de planejamento e de conhecimento do budget disponível podem atrapalhar esta tarefa. Assim, é preciso entender quais são os indicativos financeiros da empresa.


  1. Busque produtos pela qualidade

Obviamente, a redução de custos é um ponto a se levar em consideração. Porém, a qualidade dos produtos, ou serviços, deve ser a prioridade. Ou seja, de nada adianta comprar um produto barato se não há qualidade, e sua vida útil será curta.


A importância de bons fornecedores


Responsável pelas aprovações de compra de bens, materiais e serviços o setor de compras tornou-se um departamento essencial na empresa brasileira. Para executar, gerenciar e modernizar suas aquisições, o setor de compras vem investido em práticas cada vez mais transparentes no seu dia a dia.


Visto como um departamento sinônimo de rapidez, transparência e segurança, compras conta com o apoio da internet para garantir a economia de tempo, material e dinheiro. Buscar fornecedores e encontrar os melhores preços e qualidade tornou-se uma das principais atividades do comprador.


Ter mais de um fornecedor para cada produto ou prestação de serviços, para não se tornar refém é uma das principais táticas utilizadas por compradores. Mas como encontrar fornecedores para os produtos/serviços que eu preciso? Como procurar fornecedores que ofereçam para a minha empresa as melhores garantias? Meu fornecedor oferece serviços seguros de pós-venda?


  • Pesquise fornecedores para encontrar os melhores preços e qualidade de serviço do mercado.
  • Tenha mais de um fornecedor para o mesmo produto ou serviços, assim você não será dependente de um único fornecedor.
  • Alie-se aos seus fornecedores para desenvolver produtos novos, eles poderão ter ideias interessantes que podem agregar muito valor.
  • Mantenha um relacionamento com seus fornecedores para garantir a fidelização entre as empresas.
  • Procure fornecedores que ofereçam as melhores garantias de produto ou serviço do mercado.
  • Pesquise e compare antes de optar pelo fornecedor A ou B.


Algumas sacadas rápidas poderão poupar tempo e garantir a agilidade no seu processo de compras. Aliar-se a um buscador específico de produtos e fornecedores pode ser ainda melhor.

 

Em conclusão, para um processo de compras eficiente é necessário planejamento e organização da empresa, sendo tão importante quanto o setor de vendas. Assim, o processo ocorre com mais precisão, e a ocorrência de erros e riscos diminui.


Entendeu a importância do processo de compras? Para mais artigos sobre finanças, acesse o blog da Online Applications.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *