fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Desmistificando os 5 mitos da logística

Existem muitos mitos e boatos que circulam quando o assunto é logística. Porém, grande parte deles são equivocados, principalmente quando há descrença com a tecnologia.


Neste artigo, selecionamos os principais mitos da logística e te contaremos a verdade. Mas antes, você já ouviu falar no futuro da área? Conheça a logística 4.0:


A logítica 4.0


Atualmente estamos extremamente conectados, cheios de novas informações. O número de tecnologias vem crescendo a cada dia e precisamos acompanhá-las. 


Empresas e pessoas que não se modernizarem não irão conseguir mercado de atuação.

A logística não ficou para trás quando o assunto é a otimização. A tecnologia trouxe inovação ao setor, maior agilidade nas entregas e outros benefícios. Temos um artigo completo sobre o assunto, clique aqui para ler.


Os mitos da logística


Listamos 5 dos mitos da logística no Brasil que podem ser escutados por pessoas que trabalham no setor ou que conhecem pouco sobre o assunto. Assim, explicamos cada um deles mais a fundo para esclarecer as dúvidas sobre o assunto.


“Não preciso de tecnologia”


MITO. Totalmente mito. Hoje, não podemos negar que a tecnologia já está embrenhada em quase todas as áreas do conhecimento de alguma forma.


Com os avanços tecnológicos de alguns anos para cá, a logística foi automatizada e, principalmente, otimizada por eles. Podemos citar uma série de mudanças que foram possíveis por conta dela. Começando pelo mapeamento com o uso de GPS, a utilização de aplicativos que auxiliam o transporte, telemetria.


Sem contar o rastreamento em tempo real das cargas, algo que facilitou muito as entregas, a segurança das mercadorias e também a satisfação dos clientes.


Em conclusão, podemos dizer que a tecnologia é mais do que essencial para a logística. Existem muitos softwares especializados na área que podem ajudar o transportador a melhorar suas entregas, começando pela solução logística da Online Applications, o Cargo Online.


“Não é preciso fazer o planejamento detalhado de todas as rotas”


MITO. As rotas precisam ser planejadas com cuidado para cada caso. São muitas questões que precisam ser levadas em conta, desde a condição das estradas, probabilidade de riscos, etc.


O transportador precisa se preocupar com as condições externas, mas também nas internas, como na quantidade de carga do veículo, tempo para o trajeto ser cumprido, e descanso do motorista. É preciso planejamento árduo.


Obviamente, a tecnologia também se tornou uma aliada neste aspecto. Assim, é possível encontrar rotas mais precisas e gerenciar o que será entregue em cada uma das viagens.


“Logística não muda a percepção do cliente sobre a empresa”


MITO. Quase tudo pode alterar a percepção dos clientes sobre uma marca. Por isso, a fidelização dos clientes precisa ser sempre levada em conta quando o assunto é logística.


Os consumidores sempre se lembrarão das empresas que facilitam ao máximo o processo de compras, desde a venda até a entrega do produto em casa. Se houver algum problema neste processo, a experiência não será favorável. O que faz com que a possibilidade dele voltar a consumir da sua marca seja pequena.


Portanto, lembre-se sempre disso. O transporte contribui sim para a fidelização do seu cliente.


“É preciso ter a própria frota para uma boa logística”


MITO. Provavelmente esse é um dos grandes mitos da logística. É possível ter um bom processo de entregas sem possuir uma frota própria. Mas, é claro, ao terceirizar o serviço, é importante escolher bem qual será a melhor empresa.


Como dito antes, se houver problemas nas entregas, a fidelização dos consumidores não acontecerá. A escolha precisa ser pensada antes.


“Apenas empresas grandes tem uma logística de qualidade”


MITO. Nem sempre a única opção das empresas são os Correios. Existem empresas que são especialistas no transporte de mercadorias e conseguem oferecer o serviço. Com planejamento, é possível ter uma logística de qualidade, mesmo em pequenas empresas.

 

Por fim, apresentamos neste artigo 5 mitos da logística atual. Como dito anteriormente, a tecnologia é uma das principais aliadas do setor, ajudando na automatização de tarefas e otimização de processos.


E quando o assunto é tecnologia e logística, a Online Applications. Conheça o Cargo Online, clicando aqui!


Entendeu quais são os principais mitos da logística? Deixe os seus comentários sobre o post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *