fale conosco! +55 19 4062 8611
Mídias imersivas

Assim como dissemos em outros artigos do blog, é um fato que as novas tecnologias tomaram conta de nossos dias. Uma delas em especial, nasceu para nos proporcionar estímulos visuais e sonoros. Sim, estamos falando das mídias imersivas.

 

Por mais que alguns pensem que este tipo de transformação digital se resume somente em óculos de realidade virtual, não é bem assim. As mídias imersivas já são parte das nossas vidas e estão sendo aplicadas também em grandes empresas.

 

Segundo um estudo realizado pela Worldpay em 2017, 73% dos brasileiros possuem interesse em comprar usando a realidade virtual (VR).

 

Além disso, uma outra pesquisa sobre o assunto foi realizada pela consultoria britânica PwC em 2019. Ela mostrou que 29% das empresas do setor industrial farão investimentos em realidade aumentada até o fim do ano. Isso ampliaria em pelo menos quatro vezes o número que foi registrado em 2017.

 

Ainda segundo essa pesquisa, a previsão era que as empresas iriam investir 8 bilhões de dólares com mídias imersivas em 2019. Passando de 4,3 bilhões em 2017, para 8.

 

Neste artigo iremos te contar ensinar mais sobre as mídias imersivas e sua relação com a indústria 4.0. Além disso, vamos falar sobre a relação com o universo de games! Continue lendo!

 

As mídias imersivas


Primeiramente, vamos definir o que é uma mídia imersiva. Elas podem ser divididas em duas partes, ou modalidades. A que normalmente pensamos é a realidade virtual, a conhecida pelos óculos. Já a outra é a realdade aumentada, a mais consumida.

 

Você deve estar pensando: mas como a realidade aumentada é a mais consumida? Basicamente, ela está aplicada em diversas partes do nosso dia a dia. Um exemplo disso são os filtros do Instagram e Snapchat.

 

As mídias imersivas se popularizaram até antes dos anos 90, mas com a tecnologia mais avançada ganhou ainda mais força. Primeiro por conta da facilidade de distribuição de conteúdo, melhor resolução das telas. Tudo isso melhorando a experiência do usuário.

 

Mídias imersivas e indústria 4.0

 

Hoje estamos extremamente conectados, por conta das transformações tecnológicas que nos trouxeram novos comportamentos. Somos bombardeados com diversas informações ao longo do dia e, por isso, a dispersão é algo comum. Não conseguimos manter o foco em coisas que não prendem a nossa atenção.

 

As mídias imersivas ativam emoções por conta dos estímulos que promovem. Isso faz com que a utilização delas seja efetiva e prenda a atenção do usuário. Muitas áreas já a aplicam em seu dia a dia. Desde marketing, terapia, cinema e até na educação.

 

Pensando em especial na educação, atualmente diversos museus já contam com este tipo de tecnologia e permitem que todos visitem partes de seu acervo. Além de implementarem a realidade aumentada no dentro do próprio museu.

 

A relação com a logística 4.0 é direta. Pensando nas indústrias, essa tecnologia é usada na criação de projetos e prototipação de novos produtos. E também em treinamentos com realidade virtual aplicada, como é o caso de fabricantes de automóveis.

 

O universo dos games

 

Depois de ter lido até aqui, você já deve ter pensado em diversos exemplos de games que utilizam a realidade aumentada e também a virtual. Um grande exemplo disso é o Pokémon GO.

 

Os consoles de hoje já possuem melhor qualidade e trazem uma melhor experiência para quem gosta de jogar. Cada vez mais temos a sensação de estar literalmente dentro do game, fazendo parte da história. Você sabia que até jogos de tabuleiro já começaram a aplicar esta tecnologia? O Detetive, da Estrela, já possui um aplicativo que ajuda o jogador a resolver o mistério. Interessante, não é?

 

Em conclusão, as mídias imersivas são divididas entre realidade virtual e realdade aumentada. Elas vem sendo aplicadas em nosso dia a dia, dentro de jogos e até na rotina de grandes empresas. Porém, o alto custo de implementação pode ser um empecilho.

 

Entendeu a importância das mídias imersivas? Conheça outras mudanças tecnológicas no blog da Online Applications! Acesse aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *