fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Indicadores financeiros

Como sabemos, um dos grandes desafios da gestão de empresas é justamente garantir que as finanças vão bem. Para isso, acompanhar como anda o setor financeiro de uma empresa é necessário para garantir que tudo esteja sob controle. Uma forma de fazer isso é criar indicadores financeiros.

 

O cenário atual das empresas brasileiras está complicado. Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas fecharam as portas. De acordo com levantamento do IBGE (Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas) publicado em julho de 2020, 716.000 empresas tiveram suas atividades suspensas.

 

Segundo especialistas, a falta de planejamento e gestão de empresas é um dos principais problemas que acarretam a falência de muitos negócios. Ou seja, planejar ações e possuir indicadores financeiros é uma boa ideia para as instituições de todos os setores. Assim, o empreendedor garante que ela continue a crescer e prosperar.

 

Neste artigo iremos te explicar o que são indicadores financeiros, como funcionam e os principais. Continue lendo!

 

Os indicadores financeiros: o que são?

Em resumo, os indicadores financeiros são uma ferramenta utilizada com o objetivo de medir o desempenho de uma empresa. Ou seja, busca mostrar como está a sua situação financeira atual, para que poder tomar decisões com base em dados reais.

 

Os indicadores financeiros medem os resultados passados e compara com os resultados atuais de uma empresa. Desta forma, é possível construir metas e planos para o futuro do negócio com mais certeza de que estarão corretos. Sem eles é quase impossível detectar a evolução financeira de uma instituição.

 

Pequenas e grandes empresas precisam estar cientes de seu desempenho financeiro para conseguir sobreviver em um mercado tão competitivo. Os indicadores financeiros são um diferencial estratégico para o negócio.

 

Porém, para isso é preciso saber quais são os indicadores ideais para cada tipo de instituição. No próximo tópico vamos comentar alguns dos mais conhecidos e que podem aumentar a eficiência de uma empresa.  

 

Quais são os principais indicadores financeiros?

 

Como dito anteriormente, é necessário que a empresa conheça quais são os possíveis indicadores financeiros primeiro. Após entender como cada um funciona e pode ajudar a instituição, deve ser feita a escolha de quais serão utilizados.

 

Na prática, os indicadores financeiros podem ser separados em cinco categorias. Veja a seguir a lista de quais são eles:

 

  • Indicador de liquidez: mostra a capacidade do cumprimento de obrigações em curto espaço de tempo;
  • Indicador rentabilidade: mede o lucro da empresa;
  • Indicador de endividamento: mensura as dívidas da empresa em longo prazo;
  • Indicador de valor de mercado: mostra o valor atual da empresa;
  • Indicador de atividade: métrica para entender a taxa de conversão de contas.

 

Por fim, indicadores financeiros são métricas que são utilizadas com o objetivo de medir o desempenho financeiro de uma empresa. Assim, é possível tomar decisões que envolvem dinheiro com mais segurança e eficiência. Os indicadores comparam resultados passados e atuais.

 

Entendeu o que são indicadores financeiros? Para mais artigos sobre o mundo fiscal, continue acessando o blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *