fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
First mile

O transporte de mercadorias, assim como a logística no geral, é um trabalho excepcionalmente complexo. Para muitas empresas, é preciso se preocupar com o transporte de mercadorias entre o fabricante até os Centros de Distribuição. O processo de first mile, ou última milha, é responsável por este trabalho.

 

O aumento das vendas por e-commerce no país foi histórico em 2020. Somente no primeiro semestre do ano, o faturamento das lojas online cresceu 47%, de acordo com levantamento da Ebit/Nielsen. Ou seja, as vendas passaram de R$ 26,4 bilhões (dados de 2019) para R$ 38,8 bilhões entre janeiro e junho de 2020.

 

Durante a pandemia do novo coronavírus, a busca por compras online no país explodiu. Cerca de 7,3 milhões de brasileiros compraram na internet pela primeira vez, mostra a mesma pesquisa. Mas o que isso tem em comum com o first mile? Vamos te explicar neste artigo!

 

Além disso, vamos mostrar como funciona o first mile e compará-lo com o middle e last mile. E também iremos mostrar alguns dos desafios encontrados nesta etapa de transporte e os benefícios que a tecnologia pode trazer. Veja:

 

O first mile

 

A expressão first mile pode ser traduzida como primeira milha. Esta é a primeira etapa logística diz respeito ao transporte de mercadorias de um fabricante até um Centro de Distribuição.

 

Normalmente esta etapa de transporte é intercontinental ou entre países diferentes. Afinal, algumas empresas precisam importar produtos. O first mile é realizado com mais frequência por vias marítimas ou aéreas. Por isso, já é de se imaginar que esta etapa seja complexa.

 

Temos um exemplo disso: um cliente compra um item na Wish ou AliExpress. Portanto, o first mile é o processo em que o produto sai do fabricante e é transportado até o Centro de Distibuição brasileiro.

 

O middle mile

 

E qual é a etapa intermediária, que fica entre o first e last mile? O middle mile! Este processo é responsável pelo transporte de mercadorias dentro de um país, e pode ser feito por vias aéreas, marítimas ou rodoviárias.

 

Ou seja, cuidam da logística de transporte de produtos dos Centros de Distribuição até portos, aeroportos ou rodoviárias.

 

O last mile

 

O last mile é a etapa final do transporte, e também pode ser chamado de última milha. Sua responsabilidade é levar o produto do centro de distribuição até o consumidor final.

 

Por mais que as outras etapas também sejam desafiadoras, o last mile provavelmente é uma das mais difíceis. Afinal, é preciso organizar todo o trasporte até a casa de cada um dos clientes. Por isso é importante criar uma boa estratégia de las mile, que consiga lidar com uma quandidade de vendas online alta e traçar rotas mais precisas e otimizadas.

 

Já publicamos um artigo com este assunto. Para ler mais sobre o last mile, clique aqui e entenda mais sobre!

 

Por que investir em tecnologia?

 

A inovação é a maior aliada da logística atual. Não há outra forma a não ser investir em soluções que otimizem o transporte e transformem a empresa digitalmente.

 

Afinal, a logística é um setor que precisa de uma visão clara de todos os processos, e só com softwares especializados isso é possível.

 

Por isso, utilizar sistemas de gestão é a melhor opção para as corporações. O principal exemplo disso é a plataforma logística da Online Applications, o Cargo Online. Com ele é possível acompanhar em tempo real a localização das cargas e também monitorar a operação e gerar relatórios precisos. Para conhecer mais sobre o Cargo Online e seus benefícios, acesse o site.

 

Em conclusão, o first mile é a primeira etapa logística. O processo busca o transporte de mercadorias de um fabricante até um Centro de Distribuição. Entendeu como funciona? Para ler mais artigos sobre logística, continue acessando o nosso blog!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *