fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
O-que-é-um-DBA-online-applications

Você precisa conhecer o serviço de DBA, que garante a segurança de seus dados, um dos recursos mais importantes de uma empresa. Leia o texto e entenda a importância desse profissional!


Os dados e informações são os bens mais preciosos para uma organização, pois toda a vida dela consta ali. Com isso, toda a alma da empresa está estruturada em um Banco de Dados e sem ele não é possível que ela opere.

Portanto, uma boa administração pode ter um excelente resultado, pois através do fornecimento de informações de qualidade a empresa consegue mensurar o caminho que ela está seguindo, de forma a identificar quais estratégias devem ser seguidas, se haverá mudanças, necessidade de correção de erros, etc. Tudo acontece através dos indicadores de performance.

Entretanto, administrar um Banco de Dados não é uma tarefa simples. Por isso, para manter a segurança e disponibilidade desse ambiente é preciso de um investimento maior, como a contratação de um profissional capacitado.

Em outras palavras, deve-se haver um Database Administrator para fazer a administração contínua e garantir o bom funcionamento. É comum que o profissional DBA seja contratado de forma terceirizada, e que pertença a empresas especializadas no setor, oferecendo soluções de gerenciamento de Banco de Dados.

Mas antes de tudo, vamos entender um pouco do conceito Banco de Dados e DBA para entendermos sua importância!



O que é Banco de Dados?

Quando falamos em Banco de0Ddados, o que vem à mente?

Um local onde contém uma grande quantidade de informações, certo? E é exatamente isso! O Banco de Dados é um artifício onde são armazenados ou gerenciados os dados de uma determinada empresa.

Ou seja, é um conjunto de registros de coisas, pessoas ou lugares que têm alguma relação entre si e formam uma estrutura organizada. Por exemplo nomes, endereços, documentos, pagamentos, serviços, entre outros.

Por isso, esses dados são inseridos no Banco de Dados e estruturados a fim de gerar uma informação para a empresa.



Entenda a diferença!

• Dado: O dado não possui um significado relevante e, muitas vezes, ele sozinho não faz nenhum sentido.

• Informação: É a organização dos dados em conjunto, criando um contexto que acabam por transmitir algum significado e resultam na informação.

Resumidamente, dentro do Banco de Dados estão concentrados todos os dados e informações de missão crítica, que se não forem gerenciados corretamente podem sofrer com indisponibilidades ou eventuais problemas, interrompendo todas as atividades da sua companhia.

Por isso, você deve entender que o serviço de DBA é um investimento e não um gasto a mais.



Qual a função do DBA?

Um Data Base Administrator (DBA) é o profissional especializado em gestão de Banco de Dados. Ele é responsável por fazer todo o gerenciamento, instalação, monitoramento, configurações e manter a segurança do ambiente. Ou seja, de forma resumida, é esse profissional que dará toda a sustentação ao sistema da empresa.

Existem duas formas de ter um DBA na sua empresa:

  • Contratando um profissional com especialização em DBA;
  • Contratando os serviços de uma empresa (outsourcing) expertise em gestão de Banco de Dados.

Para saber qual a melhor opção para o seu negócio, você deve medir de acordo com as suas necessidades específicas. Mas, de longe, a melhor alternativa é o formato de Outsourcing, pois já conta com um time de profissionais qualificados em DBA e com experiência em gerenciar banco de dados, assegurando a proteção e alto desempenho do seu sistema.



O papel do Outsourcing de DBA

Com a terceirização de DBA toda a responsabilidade de gerenciamento do Banco fica por conta da empresa contrata. Logo, a terceirização de DBA pode trazer grandes vantagens para a organização, como otimização de tempo para realizar tarefas de maior importância, disponibilidade íntegra do banco de dados, criação de rotinas, agilidade nas transações e relatório de dados precisos com indicadores capazes de analisar e diagnosticar as necessidades do negócio.



Quais são as vantagens?

Além de liberar recursos para sua equipe focar em atividades mais relevantes, você ainda consegue utilizar dos métodos mais modernos de tecnologia e ainda transfere a responsabilidade para a empresa que cuidará do seu Banco de Dados.


Proteção dos seus dados

O administrador do seu Banco de Dados, ficará sob total responsabilidade do seu ambiente contra invasores ou qualquer outro tipo de ameaça.

Por isso, ele irá manter a segurança do seu ambiente aplicando as melhores práticas, como rotinas de backup, monitoramento constante do sistema para detectar possíveis vulnerabilidades e estabelecimento dos níveis de acesso.


Otimização dos processos

Com a alta disponibilidade e integração dos dados, o processo de administração é totalmente otimizado. Isso porque o tempo de resposta é mais rápido, além do fornecimento de informações de qualidade e seguras para análises efetivas.


Configurações e upgrades

Assim como um computador convencional, o Banco de Dados também precisa de atualizações constantes e configurações exatas. Uma empresa qualificada no setor ficará responsável por fazer os upgrades de versão e fazer a configuração correta do seu sistema.


Uso das melhores tecnologias

Uma empresa especializada em DBA acompanha as novas tecnologias para levar as melhores soluções aos seus clientes. Desse modo, sua empresa utiliza da mais alta tecnologia para proteção de dados.


Suporte disponível sempre que você precisa

Na solução de DBA específica da Online Applications, você conta com um suporte especializado nos Bancos de Dados Microsoft SQL Server, Oracle Database, MySQL.


Mantenha o foco no que realmente interessa

Com o monitoramento em escala 24×7 do seu sistema, você consegue manter o foco no seu Core Business. Enquanto isso, nós cuidamos do seu Banco de Dados.

Por isso, otimize tempo e saia em vantagem com o serviço de outsourcing de DBA. Visite nosso site e conheça as melhores tecnologias do mercado disponíveis para o seu negócios. Clique no banner e saiba mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *