fale conosco! +55 19 4062 8611

Como de costume, vamos falar de transformações digitais, um dos principais objetivos da Online Applications. Atualmente, existem duas novas tecnologias que vem revolucionando o mundo da programação. Mas, para quem não trabalha com o setor de desenvolvimento, acaba sendo difícil entender do que se trata.

Em primeiro lugar, o MongoDB e o ElasticSearch são Bancos de Dados que buscam aumentar a escalabilidade e performance de aplicações. Ou seja, são ferramentas que podem ser aplicadas em softwares e melhorar a busca de informações.

Existem algumas diferenças entre as duas ferramentas, assim como a categoria de cada uma. Mesmo assim, ambas possuem diversos benefícios. Ajudam a melhorar a produtividade, geram mais rapidez nas buscas e mais segurança.

Por fim, preparamos este artigo para explicar um pouco mais sobre estas questões e detalhar, com linguagem mais simples, cada uma das novas tecnologias: MongoDB e ElasticSearch. Boa leitura!

 

 

Diferenças e benefícios das novas tecnologias

Segundo a DB-Engines, ambas estão entre os dez Banco de Dados mais utilizados no mundo, provando sua importância no setor de tecnologia.

A primeira diferença entre eles é a categoria em que se encontram. O MongoDB pertence ao Document-Store, já o ElasticSearch ao Search-Engine. Além disso, as duas ferramentas são considerados schema-free. A nomenclatura significa que, ao contrário dos Bancos de Dados mais tradicionais, como o Oracle, não é necessário definir a estrutura de antes de inserir os dados.

Por isso, as duas novas tecnologias acabam sendo muito flexíveis e possuem alto nível de armazenamento.

Vamos listar alguns benefícios antes de explicar um pouco mais sobre cada uma das ferramentas, confira:

  • Ferramentas escaláveis e flexíveis;
  • Buscas mais inteligentes e velozes;
  • Maior desempenho e segurança.

 

MongoDB e a escalabilidade

Primeiramente, o MongoDB é um dos Bancos de Dados mais potentes que existe atualmente, de alta performance e flexibilidade.

Entretanto, ele é diferente dos outros Bancos de Dados por não possuir restrições: os bancos normais armazenam somente com registros em linhas e colunas. Já o MongoDB, permite que os dados sejam armazenados como documentos.

Então, sem entrar tanto na parte técnica, o MongoDB apresenta diversas vantagens a quem o utiliza. Assim como a escalabilidade, alta disponibilidade, bom desempenho e também a facilidade de consulta de documentos.

 

 

ElasticSearch e a velocidade

Como já sugere o nome, o ElasticSearch é uma ferramenta extremamente elástica, com a capacidade de tratar altas quantidades de dados em tempo real.

Grandes empresas como o Google e Twitter já utilizam esta tecnologia. A ferramenta garante a velocidade na realização de buscas e ranqueamento de resultados, perfeito para melhorar a experiência do usuário.

Além de tratar os dados em pouquíssimo tempo, o ElasticSearch também armazena dados no formato de documentos e possui recursos de geolocalização e analytics.

 

 


 

 

Por fim, as novas tecnologias podem trazer mais escalabilidade e agilidade nas buscas. Tanto o MongoDB quanto o ElasticSearch, são ótimas ferramentas para otimizar aplicações. Elas são perfeitas para promover a transformação digital em empresas que procuram mais rapidez.

Desde já, a Online Applications sempre busca levar aos clientes o que o mercado tem de melhor. Nós gostamos de mostrar o motivo de nossas soluções serem avançadas quando o assunto é tecnologia.

Justamente, as duas novas tecnologias deste artigo já foram implantadas em nossas plataformas, o MongoDB e o Elastic Search. Em conclusão, os benefícios são a alta performance, flexibilidade e escalabilidade, tudo para melhorar a qualidade digital de nossos clientes.


Quer conhecer mais sobre novas tecnologias? O blog da Online Applications possui com conteúdos exclusivos sobre transformações digitais, e também artigos sobre o mundo fiscal e logístico! Confira já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *