fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Cancelar NF online

Você emitiu uma nota fiscal eletrônica (NF online) e precisa fazer o cancelamento. Você já sabe como cancelar? Não? Então aprenda agora mesmo como fazer o cancelamento de uma NF-e já emitida!


A NF online já foi emitida e você deseja cancelar?


Se você possui um emissor de notas fiscais eletrônicas (NF-e), em algum momento você já deve ter tido essa dúvida: como cancelar a nf online que eu já emiti?


O cancelamento da NF-e é simples, mas você tem um prazo no qual poderá realizar esse procedimento. Haverão ainda alguns passos que você deverá seguir para concluir o processo de cancelamento.


De acordo com a Receita Federal você só poderá cancelar sua nota fiscal já emitida em até 24 horas após a emissão. A decisão está relacionada ao processo de circulação da mercadoria, a fim de evitar que produtos cancelados já estivessem disponíveis no mercado.  Ou seja, para cancelar sua NF-e você deverá cancelar o quanto antes para evitar problemas futuros.


Devido a descontinuação do Emissor Gratuito da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), 96% das empresas brasileiras já tem substituído suas soluções emissoras por softwares pagos. Muitas dessas soluções já disponibilizam a opção de cancelamento da NF-e dentro da própria ferramenta, que automaticamente cancela a nota fiscal e autoriza o cancelamento na SEFAZ.


Eis a solução!


No Smart Online- solução fiscal desenvolvida pela Online Applications- ao receber um produto, você executa todos os procedimentos para registrar a emissão da nota fiscal.


Porém, quando efetua a impressão do DANFE, você percebe que preencheu incorretamente o campo do fornecedor, CNPJ ou nome do produto. Sendo assim, você irá ter que cancelar a NF-e que você emitiu.


Você deverá seguir os seguintes passos


  1. Selecione a opção de cancelar nota fiscal dentro do Smart Online e solicite seu cancelamento. O Smart irá notificar a SEFAZ de que houve um erro e por isso deseja cancelar sua emissão.
  2. Nosso sistema irá aguardar e validar todo o processo juntamente com a SEFAZ e alterar o status de envio da sua NF-e para cancelado assim que a Secretaria da Fazenda confirmar o cancelamento.
  3. Caso você queira se certificar de que a nota fiscal eletrônica foi devidamente cancelada, acesse o status do cancelamento no Portal Nacional da NF-e.


Simples, fácil e rápido. Todos os procedimentos dentro do Smart Online visam o conforto e comodidade no seu processo de emissão, mas como o cancelamento da NF-e tem gerado muitas dúvidas entre os emitentes de notas fiscais, que tal falarmos sobre algumas delas aqui? 


A equipe da Online Applications reuniu as 4 perguntas mais frequentes sobre o assunto e nós vamos explicar detalhadamente sobre elas!


O prazo de 24h acabou, ainda posso cancelar minha nota fiscal eletrônica?


Sim, você poderá efetuar o cancelamento da sua nota fiscal até 31 dias após a data emissão, caso você tenha efetuado através de um sistema de software que não seja o gratuito da SEFAZ.


Porém, é importante lembrar que a perda do prazo de 24h gera um encargo de 1,5% sobre o valor total da operação do documento fiscal, podendo aumentar a cada cancelamento por erro de informação cometido.


É válido estar sempre atento ao prazo de cancelamento no período de 24h para que não haja dificuldade no procedimento, sem gerar gastos excedentes ou prejuízos para a sua empresa.


Cancelei minha nota fiscal, mas minha mercadoria já está em circulação, e agora?


Conforme nós dissemos no artigo acima, é importante que esse tipo de situação seja evitada ao máximo. Porém, caso isso aconteça, você não deverá mais efetuar qualquer alteração na NF-e no sistema emissor da nota, pois seu cancelamento não será mais possível.


Sendo assim, você poderá verificar com o destinatário da mercadoria a possibilidade de emissão de uma NF-e de devolução da mercadoria ou de uma NF-e de Entrada.


Como eu autorizo o meu pedido de cancelamento da NF online?


O seu pedido de cancelamento será assinado através do seu Certificado Digital, ou seja, sua assinatura digital, que é certificada por uma empresa certificadora e credenciada pela ICP. O uso do Certificado garante a autoria do pedido de cancelamento do documento digital, a NF online.


Posso reutilizar o número de série da minha nota fiscal cancelada?


Nenhuma nota fiscal tem seu número de série inutilizado após seu cancelamento. Após o número ter sido ocupado na emissão de um documento, embora esse mesmo documento tenha sido cancelado ou denegada, ele não poderá mais ser utilizado em outra NF-e.

 

Em conclusão, neste artigo buscamos esclarecer as principais dúvidas sobre o cancelamento da nota fiscal eletrônica, a mais conhecida como NF online. Aproveite para conhecer mais sobre o Smart Online, nossa solução fiscal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *