fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Como economizar recursos em empresas de transporte? Veja 5 dicas!

Não é novidade para ninguém que o setor de transporte vem sendo um dos mais impactados no Brasil, desde ainda antes do início da pandemia do novo coronavírus. Para tentar aumentar os lucros, o sonho das empresas do setor é economizar recursos.


Conseguir economizar recursos é um dos grandes desafios aos gestores. Porém, não é impossível. Com um planejamento rigoroso e bastante controle financeiro, fica mais simples conseguir reduzir custos. Além de identificar custos desnecessários e melhorar a operação logística num todo.


No momento em que nos encontramos no Brasil, sabemos que o setor de transportes é um dos mais atingidos com altos valores de manutenção. Por isso a importância de economizar recursos. Neste artigo, vamos te passar algumas dicas para diminuir custos. Confira!


IPCA impactando o setor de transportes


Até o final do de 2021, o setor de transportes também foi extremamente atingido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15). Em outubro de 2021, por exemplo, o setor mais impactado foi justamente o de Transportes, que apresentou 2,06%.


Este aumento foi influenciado por alguns motivos. Primeiro pela alta nos preços dos combustíveis, onde a gasolina se destacou com o aumento de 1,85%. Além dela, outros combustíveis também subiram, como o etanol (3,20%), óleo diesel (2,89%) e gás veicular (0,36%).


Agora, em 2022, o índice vem se alterando positivamente. Mesmo que os preços ainda não estejam caindo, eles vêm subido com menor frequência. O IPCA-15 de janeiro foi de 0,58%, uma queda de 0,20 em relação a dezembro do ano anterior.


O setor de transportes, foco deste artigo, foi o único grupo em que se foi observado um recuo nos preços. Os preços caíram 0,41%, após a alta de 2,31% de dezembro.


Mesmo com esta queda, não é um momento para manter as empresas do setor sem pouparem. É extremamente importante economizar recursos o quanto antes.


Mas como economizar recursos?


Se você quer descobrir algumas formas de economizar recursos, veio ao artigo correto! A seguir, listamos algumas delas! Veja só:


  1. Organize melhor seus processos

A organização é essencial para conseguir economizar recursos. Só é possível melhorar a gestão sabendo qual é o estado atual dos processos da empresa.


  1. Controle o financeiro da empresa

Para conseguir economizar recursos, é necessário controlar o financeiro. Com dados sobre os gastos atuais, o gestor passa a ter uma visão panorâmica dos gastos e de tudo que acontece na empresa.


Em primeiro lugar, é preciso identificar quais são os seus custos fixos (salários, impostos, seguro, internet, etc). Por serem obrigatórios, devem estar sempre garantidos. Além deles, os gestores precisam se atentar aos custos variáveis, tais como manutenção, combustíveis, pedágios, etc.


  1. Revise os custos: eles estão corretos?

Como dito antes, os gestores precisam saber quais são os custos fixos e variáveis. Além disso, revisar estes pontos é essencial. Assim, fica mais simples encontrar inconsistências ou achar locais onde se pode economizar recursos.


  1. Faça manutenções constantes nos veículos

Manter a frota com a manutenção em dia têm de ser levado em conta.


Não se engane achando que as manutenções podem ser cortadas, e o dinheiro economizado. A dica é valiosa, não ignore as manutenções preventivas, elas podem fazer diferença no fim.


  1. Invista em tecnologia

Investir em soluções que ajudam a diminuir custos é essencial. Este é o primeiro passo que todos os gestores precisam estar cientes quando a meta é economizar.


A tecnologia é a maior aliada das empresas de transporte. Softwares inteligentes, facilitam demais o trabalho diário e automatizam o dia a dia. Muitas plataformas, assim como o Cargo Online, oferecem ferramentas para controle de frota em tempo real, por exemplo.


Em conclusão, este é o momento para as empresas do setor começarem a economizar recursos e a pensar no futuro financeiro do negócio. As dicas anteriores podem te ajudar nesta tarefa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *