fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Como evitar atrasos na entrega de mercadorias? Veja 3 formas!

Com a facilidade de comprar produtos pela internet, os consumidores esperam que as entregas sejam cada vez mais rápidas. Por isso, as transportadoras precisam evitar a todo custo atrasos na entrega de mercadorias. Principalmente as que trabalham com last mile.


De acordo com um relatório de 2022 da Capterra, foi apontado que 49% dos entrevistados consideram o prazo de entregas das suas compras online o item mais importante. O que superou inclusive a questão do preço do produto.


Além disso, entre as pessoas escutadas no relatório, 95% gostariam de encurtar o tempo de espera na entrega de mercadorias. Impressionante, não é mesmo?


O consumo durante a pandemia foi um dos fatores que ajudou a consolidar o fato que a população está cada vez mais imediatista. Ou seja, queremos sempre encurtar o tempo de espera em absolutamente tudo.


Os gestores de logística provavelmente já notaram a importância de conter atrasos na entrega de mercadorias. O que, atualmente, se tornou uma vantagem competitiva no mercado.


A entrega de produtos passou a ser um dos fatores que podem prejudicar ou beneficiar a imagem de uma empresa. Por isso é necessário se preocupar com prazos.


Portanto, neste artigo, adicionamos muitas informações e dicas para conter atrasos nas entregas. Veja só:


O que influencia atrasos na entrega?


Como dito anteriormente, a logística das entregas de última milha merece atenção redobrada. Isso acontece porque executá-la influcencia na experiência do cliente.


Se houver atrasos, produtos danificados ou qualquer outro problema, o consumidor não ficará satisfeito. Afinal, ninguém espera ter problemas justamente no recebimento do pedido.


Leia também: Por que fazer o gerenciamento de risco no transporte de cargas?


Para conquistar a satisfação total do cliente, e a sua fidelidade, os atrasos devem ser evitados. É imprescindível garantir uma boa experiência para que o consumidor volte a comprar na mesma loja. Certo?


De qualquer forma, existem alguns fatores que acabam prejudicando as entregas. Em seguida, veja alguns tópicos que devem ser impedidos:


  • Falta de planejamento estratégico;
  • Erros no estoque;
  • Demora na emissão de documentos fiscais;
  • Rotas mal definidas;
  • Prazos de entrega mal definidos;
  • Ausência de comunicação entre a equipe.


3 formas de evitar atrasos na entrega de mercadorias!


Não é surpresa para ninguém que a logística é uma área de atuação complexa. Os gestores precisam se preocupar com diversas operações em seu dia a dia.


Por isso, para ajudar o responsável da parte logística, pensamos em algumas dicas para evitar atrasos na entrega de mercadorias. Vamos começar:


Melhorar o planejamento estratégico da empresa


Desenvolver um planejamento estratégico que aponte todas as necessidades da empresa logística é extremamente importante para manter as entregas em dia.


Este plano tem o potencial de otimizar as operações. Porém, precisa considerar mapear todos os detalhes e processos da organização, além de fatores externos que podem a afetar.


Problemas como a divergências no estoque e na emissão de documentos fiscais podem (e devem) ser evitados. Isso traz a redução de falhas nos processos e elimina problemas que podem causar atrasos nas entregas. Fique atento ao planejamento.


Utilize a tecnologia para otimizar


De fato, a tecnologia atualmente é a principal aliada de quem trabalha com logística. Milhares de processos podem ser otimizados com a sua ajuda.


O gestor deve buscar por tecnologias que podem facilitar a vida da empresa. A rastreabilidade de mercadorias é um dos exemplos que podem melhorar muito o processo de entregas com ajuda de softwares especializados.


Estipule prazos possíveis


Lembra que comentamos sobre conquistar a fidelidade dos clientes? Pois é. Estipular prazos de entregas que não são possíveis é um dos fatores que NÃO fideliza consumidores.


O momento das entregas é um dos mais importantes para quem vende online, por exemplo. Os clientes ficam a espera de seus produtos, e atrasos não devem acontecer.

Reavalie prazos, não prometa o que não há como cumprir.


 

Em conclusão, entrega de produtos passou a ser um dos fatores que podem prejudicar ou beneficiar a imagem de uma empresa. Por isso é necessário se preocupar com atrasos na entrega de mercadorias cada vez mais. Listamos alguns fatores que devem ser evitados e trouxemos dicas para otimizar este processo logístico.


Gostou do conteúdo? Clique aqui para ser redirecionado para outros textos sobre logística aqui no blog da Online Applications!

Espero que você tenha gostado das dicas para evitar atrasos na entrega de produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *