fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Conheça 5 benefícios de vender em marketplaces!

O comércio digital vem ganhando cada vez mais espaço no mundo, principalmente por conta da mudança de hábitos acarretada pandemia. Uma das melhores opções para quem deseja começar a vender produtos online são os marketplaces.


De acordo com dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce apresentou um crescimento de 68% em 2020, em relação ao ano anterior. Além de ter atingido R$ 126,3 bilhões, e estabelecendo 11% de participação de mercado.


No mesmo ano, segundo dados da Ebit/Nielsen, só no primeiro semestre de 2020, quase 7 milhões de novos usuários fizeram sua primeira compra online. Ou seja, um ótimo momento para apostar em marketplaces e colher os frutos desta forma de comércio digital.


Os marketplaces apresentaram, de acordo com a mesma pesquisa da Abcomm, um aumento no faturamento do setor de e-commerce, sendo responsáveis por 51% das vendas online em 2020.


Neste artigo, vamos citar alguns dos benefícios em apostar nos marketplaces e te explicar com mais detalhes sobre esta modalidade de vendas. Boa leitura!


O que é marketplace?


Os marketplaces são como shoppings virtuais, espaços onde compradores podem encontrar produtos e vendedores podem oferecer seus produtos. Ou seja, isso tudo em um site confiável. Em resumo, são uma alternativa para vendedores que buscam oferecer seus produtos online em sites confiáveis.


O espaço é extremamente interessante para os clientes, que podem comparar preços e avaliações de produtos. Para os vendedores, o marketplace é o local ideal para divulgar seu trabalho e conseguir mais público.


Muitos sites são marketplaces hoje, certamente alguns você deve conhecer: Mercado Livre, Magazine Luiza, Shopee, AliExpress… a lista é extensa. O vendedor, assim como o comprador, tem diversas opções de lugares (ou shoppings online), para oferecer seus produtos.


Marketplaces x lojas virtuais


Uma das dúvidas mais recorrentes sobre os marketplaces é a sua relação com as lojas virtuais. De fato, são modalidades de venda diferente. Assim como os marketplaces podem ser comparados com shoppings online, as lojas virtuais são separadas, não fazem parte do “shopping”.


Ou seja, nos marketplaces várias empresas oferecem seus produtos no mesmo site. Com lojas virtuais, o vendedor é o único a oferecer produtos ou serviços naquele local. Muitas empresas possuem sites próprios para a venda de produtos, suas próprias lojas virtuais.


Conheça os benefícios do marketplace


Diferente das lojas virtuais, que são mantidas inteiramente pela própria empresa, os marketplaces possuem diversos benefícios para os vendedores anunciarem seus produtos. Listamos os principais pontos positivos para as empresas que pensam em usar o marketplaces. Veja a seguir:


  • Visibilidade

Uma das maiores vantagens em utilizar os marketplaces é a visibilidade que os lojistas ganham. Por serem sites grandes, e conhecidos, possuem tráfego intenso. A possibilidade de seus produtos serem vistos é muito maior do que em uma loja virtual.


  • Ampliação das vendas

Com a visibilidade, o resultado é o aumento das vendas. Com preços bons, boas fotos dos produtos e descrições, a probablidade de realizar vendas cresce.


  • Crescimento da empresa

A visibilidade, e a amplicação das vendas, resultam diretamente no crescimento das empresas. Os lucros podem ser revertidos em benefícios para a própria empresa.


  • Baixo investimento

Diferente das lojas virtuais, o investimento para começar a vender nos marketplaces é bem menor. Até porque eles possuem toda a estrutura necessária para oferecer ao lojista e clientes.


  • Facilidade para começar a vender

Assim como o baixo investimento necessário, os marketplaces são relativamente fáceis de serem utilizados para as vendas. Além disso, poucas coisas são necessárias para começar a vender.

 

Em conclusão, os marketplaces são como shoppings virtuais, espaços que concentram vendedores e recebem visitas de compradores. Esta modalidade de venda está conquistando cada vez mais espaço no e-commerce, e por isso vale a atenção de lojistas que querem se modernizar. Para mais dicas de tecnologia e vendas, acesse o blog da Online Applications.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *